Cor branco para telhado.

O Greenpeace não para: sua nova empreitada mundo afora é encorajar os moradores a pintar seus telhados de branco. A ideia é não apenas conservar energia e resfriar o ambiente local, mas também conscientizar quanto à preservação de animais polares e seu habitats naturais.

Parece estranho? Pois a partir de um conjunto de telhados pintados de branco, a propaganda mostra como é possível formar imagens de animais, como urso polar, lebre e raposa ártica, para alertar as pessoas sobre o problema.


 Telhados e telhas podem chegar a uma temperatura de quase 200 graus no verão, agravando ainda mais o crescente calor e o desperdício de energia, problemas que são causa ou consequência do aquecimento global – que, por sua vez, causa derretimento nas calotas polares e perdas de habitat para as espécies destas regiões. Os anúncios encorajam moradores por meio da ideologia de que “o branco é o novo verde”.



Um telhado coberto com tinta branca reflete 90% da luz solar, contra 20% dos tradicionais. Isso reduz o consumo de energia, principalmente com ar condicionado, em épocas quentes do ano. Alguns grupos em Nova York como NYC Cool Roofs, White Tops NYC e White Roof Project já estão adotando a prática. Caso 85% das casas norte-americanas aderissem ao movimento, a economia giraria na casa dos 735 milhões de dólares por ano. Nada mal, certo?


A hora é de mundança, é valido para todos, vamos pintar os telhados de branco e ajudar a freiar o aquecimento global.
Essa e outras mudanças de comportamento podem fazer toda a difereça, mas então por que não o fazemos, isso partindo de cada um de nós tendo como religião, mas muitos não fazem nada por preguiçaou acomodação.
Até ai tudo bem, mas e os governantes do planeta que não fazem seus deveres de casa. Assim onde chegaremos com esses péssimos políticos, com essa falta de consenso, de cultura e educação, enquato isso o planeta vai passando por um processo irreversível, por enquanto quem paga a conta são os paises miseraveis, depois os pobres e por fim os ricos.
Então, deu pra entender o quanto fazer nossa perte é importante? Pequenas coisas grandes diferensas, pinte seu telhado de braco e mostre que você já largou na corrida contra o aquecimento global.

Nenhum comentário :