Como preparar madeira para verniz.


Tenho uma superfície que precisa de verniz.

• Eliminar qualquer espécie de brilho, usando lixa para madeira de grana 180/400. Dependendo da situação.

• Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando ou escovando a superfície.

• Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas. Usar uma solução de água e detergente, enxaguar e aguardar a secagem e na madeira nova utilizar estopa embebida em aguarrás ou thinner.

• Partes mofadas devem ser eliminadas, limpando a superfície com água sanitária e água potável na proporção de 1:2; deixar atuar por 4 horas e em seguida enxaguar. Aguardar a secagem.

No envernizamento:

• Madeira nova — lixar com lixa para madeira de grana 180 a 240 para eliminar farpas. Aplicar uma demão de L SELADORA PARA MADEIRA (somente para superfícies internas). Após a secagem lixar com lixa de grana 360/400 e eliminar o pó.

• Madeira nova resinosa — lavar toda a superfície com solvente (thinner), deixar secar e repetir a operação. Lixar com grana 180 a 240 para eliminar farpas. Aplicar uma demão de SELADORA PARA MADEIRA (somente para superfícies internas). Após a secagem, lixar com grana 360/400 eliminar o pó.

• Madeira já envernizada que deverá ser envernizada novamente: lixar com lixa para madeira de grana 220/400, dependedo da situação e eliminar o pó.

Um comentário :

Liana Candido disse...

Olá Cleber,

Obrigada pela dicas, será bem útil pra mim que estou num momento de cuidar do meu imóvel =)

Mas gostaria de mais uma ajuda, se puder. Com relação a marca do verniz para madeira - até copiei o link do site, caso você não conheça. A minha dúvida é qual o produto dessa marca mais indicado para as portas de madeira que não possuem proteção de cobertura na entrada da casa. Saberia me responder?!

Grata pela atenção
Liana