Linguagem dos pintores.

A Coral tintas desenvolveu um dicionário das palavras mais usadas pelos vendedores de tintas e pintores e outros da areá.
Dê uma conferida e fique por dentro do universo das tintas!

Acabamento
Última demão de tinta aplicada num trabalho de pintura.
Aderência
Poder que um produto possui de se fixar na superfície.
Brilho
Grau de reflexão de uma tinta. Tintas foscas não têm brilho, ao contrário das tintas de alto brilho.
Cobertura
Refere-se não só à opacidade do filme, mas também à sua espessura e ao seu nivelamento. Deve-se levar em conta o tipo de aplicação (pincel, rolo, revólver, etc.).
Demão
Unidade utilizada para identificar o número de camadas de tinta numa pintura.
Diluente
Líquido adicionado a uma tinta para reduzir sua viscosidade. Um diluente não é necessariamente um solvente para o ligante.
Durabilidade
Grau de resistência de uma tinta ou massa aos efeitos destrutivos do ambiente ao qual está exposta, especialmente intempéries (ações promovidas pelo tempo: chuva, sol, vento, maresia). O termo também se refere à resistência à abrasão (desgaste por fricção; raspagem) em tintas para interiores.
Grana
Unidade utilizada para identificar a textura das lixas.
Impermeabilizante
Substância que não se deixa atravessar por fluidos, especialmente pela água. Utilizado para impedir que a umidade do substrato atinja a superfície.
Massa
Termo genérico para compostos destinados a preencher trincas, emendas e juntas. Depois de seca, pode ser lixada e pintada. A massa não resiste a muita movimentação no substrato.
Pigmentos
São partículas sólidas, totalmente insolúveis no veículo (componente de um processo, normalmente um polímero ou similar), utilizadas para conferir cor, cobertura e poder de enchimento na formulação de tintas e complementos.
Primer
Denominação utilizada para definir o produto aplicado geralmente antes da tinta de acabamento. Tem por finalidade uniformizar a absorção e dar proteção contra a corrosão.
Rendimento
Grau de cobertura, geralmente expresso em m2/litro. O rendimento real varia com o método de aplicação, porosidade do substrato, etc. e com a natureza da tinta.
Revestimento
Tinta, corante, verniz, laca ou outro acabamento que proporciona uma camada protetora e/ou decorativa.
Selador
Revestimento líquido que sela madeira, gesso, etc. e impede a absorção da tinta ou do verniz. Pode ser transparente e também funcionar como fundo.
Sistema Tintométrico
É um sistema computadorizado, capaz de produzir infinitas combinações de cores em questão de minutos.
Viscosidade
Grau de fluidez de uma tinta.
VOC
Sigla para Componente Orgânico Volátil. Qualquer composto de carbono que evapora sob condições-padrão de teste. Essencialmente, todos os solventes de tinta, exceto água, são classificados como VOCs. Algumas agências governamentais estão começando a limitar a quantidade de VOCs permitida nas tintas por causa de seus efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde.
O dicionário completo da Coral você encontra aqui!

Nenhum comentário :