Pistolas para pintura.

                                               
Resultado de imagem para pistola de pintura
Pistolas de pintura são utilizadas para artesanato. Pintam móveis, objetos e podem ser utilizadas, até mesmo, para reparos em pinturas de automóveis, por exemplo. Para decidir qual delas deverá ser utilizada, é necessário ficar atento às características do produto a ser pintado, da tinta utilizada e da pistola em questão.
Resultado de imagem para pintando moveis com pistola

É interessante saber se é de baixa pressão, alta pressão, se o bico e agulha são em aço inox e a capacidade do recipiente armazenador de tinta. Para bico e agulha em outro metal, não inoxidável, jamais deve-se utilizar tintas ou outro produto a base de água. O que pode enferrujar a pistola. Outro aspecto que precisa ser observado é o diâmetro do bico. Ele deve ser sempre proporcional à viscosidade da tinta a ser utilizada.

Resultado de imagem para pintando com pistola de pintura

Como exemplo de pistola de baixa pressão, temos as HVLP – High Volume Low Pressure (Alto Volume e Baixa Pressão). Ao contrário do que muitos pensam, o alto volume descrito na sigla se refere a alto volume de ar utilizado pelas pistolas. Ou seja, ela possuem maior vazão de ar, mas a pressão de trabalho é inferior.

Resultado de imagem para pistola de pintura hvlp profissional

Isso significa que as pistolas HVLP consomem mais ar do compressor do que as demais. A principal vantagem dessas é que elas possuem pequenos furos em volta do bico que liberam ar durante o funcionamento. Esses furinhos reduzem a nuvem de tinta, formada por gotículas. Reduzindo, assim o desperdício de material, a poluição no ar e, consequentemente, os respingos e sujeira do local onde se realiza a pintura.

                                                      Imagem relacionada

Pistola de Pintura HVLP, estilo gravidade:
 Ela desperdiça muito menos tinta, também porque consome 100% do copo e possui bico de 1,4 mm. Para tintas mais ralas.
Pistola de pintura tipo sucção com o bico de 1,8 mm. Ideal para uso de tintas ou líquidos mais viscosos, como látex. E ainda possui gatilho de dupla ação.

Resultado de imagem para pistola de pintura hvlp profissional

Outro modelo bastante utilizado para pintura é o LVLP – Low Volume Low Pressure (Baixo Volume e Baixa Pressão). Estas também operam em baixa pressão, porém, consomem menor quantidade de ar do compressor. Permitindo trabalhos mais contínuos e pinturas em extensões maiores.

Resultado de imagem para pistola de pintura lvlp profissional

Para detalhes mais precisos em objetos ainda menores, indicamos o uso dos aerógrafos que são pulverizadores de tinta que possuem bicos ainda mais finos, alguns de 0,3 mm, por exemplo. Eles são usados para artesanato e pintura de pequenas peças ou para acabamentos artísticos. Os que possuem formato de caneta podem ser utilizados para pinturas ainda mais delicadas.

Resultado de imagem para pistolas aerógrafos

Os aerógrafos  podem ser divididos entre ação simples, dupla ação ou tripla ação. Os de ação simples permitem, pelo botão de acionamento, o controle do volume de tinta a ser liberado pelo bico. Já os de dupla ação, além desse controle, permitem que se defina a pressão trabalhada. E o de tripla ação permite que se faça, além desses dois controles, o de volume de ar utilizado pelo aerógrafo.

Resultado de imagem para pistolas aerógrafos

Pistolas de alta pressão necessitam de maior pressão de ar para a plena vazão de tinta, sem respingos ou desperdício, para o melhor funcionamento, com menor desperdício de material. Por isso temos pistolas de alta, média e baixa pressão.
Pistolas de alta produção possuem maior leque de tinta formado a partir do bico. Ou seja, quanto maior a produção da pistola, maior a superfície abrangida pelo jato de tinta. Assim, temos as pistolas de alta produção (com um leque de 20 a 30 cm), média produção (com leque de 15 a 20 cm) e baixa produção (com leque entre 5 e 15 cm).

Resultado de imagem para pistolas para pinturas de moveis
Compartilhe:

3 comentários :

federal disse...

como fazer uma pintura bem fininha com pistola 1.4 em automovel?

federal disse...

explicaçoes mas tem muita gente que ainda confunde media pressao com ar fraco na hora de pintar

Cleber Piazza disse...

Olá federal, acho sua pergunta muito técnica, o que talvez funciona com um pontor não funciona com outro.
Talvez a resposta mais certa seria um bom conjunto de maquinas e ferramentas, diluição e experiência.