Qual é a melhor tinta para telhado?

São varias as tintas de qualidade para pintar telhas, a começar pelas tintas das melhores marcas como Coral, Suvinil, Metalatex, Renner, Luckscolor. Para falar a verdade, não conheço marcas de tinta melhores do que as que vou citar aqui.

Uma dica para você que vai pintar o seu telhado pela primeira vez ou para você que pinta periodicamente. Pintar o telhado com compressor gasta menos tinta e a película protetora formada pela tinta fica muito fina, fazendo com que esta película se desgaste mais rapidamente com os efeitos climáticos. Até da para fazer um ótimo serviço á pistola mas a maioria dos pintores não sabem como fazer isso ou as vezes tem muita pressa para acabar com o trabalho.

A melhor opção na minha opinião é pintar na trincha pois forma uma robusta película protetora. É verdade que da mais trabalho.

Exija em qualquer das duas opções três demãos de tinta, ok. Para cobrir bem, formar um filme de tinta mais grosso e com isso fazer com que dure mais tempo este trabalho.

Outra coisa, a combinação certa é telha pintada e madeira envernizada. Cuidado com os picaretas, estes costumam pintar madeira e telha da cor do telhado, porque é mais fácil e rápido para eles mas para seu imóvel não.
Só se não tiver outro jeito mesmo.

Metalatex Eco Telha Térmica.

Resultado de imagem para metalatex eco telha


É o primeiro produto do mercado que além de colorir e proteger, mantém sua casa mais fresca no verão e quente no inverno, promovendo sensação de conforto térmico no ambiente.

No verão reflete a energia solar mantendo sua casa com temperatura mais amena e no inverno transfere a energia absorvida pela telha para o ambiente interno, mantendo sua casa mais aquecida.

É uma tinta que além de ser a base d'água, ter secagem rápida e excelente rendimento, reduz o consumo de energia pelo uso de ventiladores e condicionadores de ar.

Renner Tinta Térmica Para Telhas.

img

Tinta Térmica para Telhas, especialmente desenvolvida para reduzir a temperatura interna de sua casa, proporcionando sensação de maior conforto térmico: no verão age refletindo os raios solares com conseqüente redução da temperatura e menos calor interno. É conforto, economia e proteção juntos: conforto por regular a temperatura do ambiente interno para uma sensação térmica mais agradável, economia por contribuir na redução do consumo de energia pelo uso de ar condicionado, ventiladores e condicionadores de ar e proteção do telhado pela impermeabilização e flexibilidade do filme da tinta e evitando a formação de limo. É um produto amigo da natureza. Produto de alta durabilidade, fácil de aplicar, com excelente cobertura e rendimento, além de rápida secagem. Indicada para uso em telhados de cerâmica porosa, concreto, fibrocimento, galvanizado, alumínio e zinco.

Suvinil Telhas, Pedras e Tijolos.



Não encontrei maiores informações sobre este produto mas quero lembra-lo que toda resina acrílica independentemente da marca não é tinta. A maior característica da resina acrílica é o alto brilho. É durável e incolor, pode ser aplicado sobre tinta acrílica.

Estes foram os melhores produtos que com minha experiencia no assunto posso indicar para sua obra. Tem muita coisa de segunda e terceira qualidade nas lojas, acho que não vale a pena.

Por favor comente.

54 comentários :

sempre mais disse...

Qual a melhor forma de retirar a resina acrílica do telhado (passado há 2 anos), para execução de pintura na cor branca, com tinta a base d'agua sherwin williams.
Fico com receio de que no caso da remoção da resina não for bem feita, impeça a penetração da nova tinta na telha.

Grato, Celso

sempre mais disse...

Qual a melhor forma de retirar a resina acrílica do telhado (passado há 2 anos), para execução de pintura na cor branca, com tinta a base d'agua sherwin williams.
Fico com receio de que no caso da remoção da resina não for bem feita, impeça a penetração da nova tinta na telha.

Grato, Celso

sempre mais disse...

Como realizar a retirada de resina acrílica da telha, pois estarei pintando as mesmas na cor branca com tinta eco telhas da sherwin williams. Fico receoso de não conseguir um produto eficiente para a retirada da resina e que a tinta não penetre no telhado, pois o produto a ser retirado foi dado há 2 anos ao término da obra.
Grato

Cleber Piazza disse...

Olá Celso, remover a resina do telhado todo é muito difícil, uma coisa é remover produtos de algumas telhas que neste caso você poderia usar um tiner ou um removedor, outra coisa é remover produtos de um telhado de uma residência, até mesmo porque o custo deste serviço vai mais que dobrar.
Não sei qual é a situação deste telhado, mas o mais comum é lava-lo com uma máquina de alta pressão, se persisar dê uma esfregada em todas as telhas com palha de aço n°3, esprere um dia de sol para secar e no outro comece a pintura.

Gabriel disse...

Qual melhor opção: tinta ou resina (ambas próprias para telhas)?

Wallace ferreira disse...

Tem tinta da cor Branco.pra telha.colonial.o eu posso usa tinta Acrílica branco pra pintar as telhas colonial.

Cleber Piazza disse...

Olá Wallace, tem sim na cor branco.
Aconselho a não usar outra tinta.

Anônimo disse...

Minha casa ainda tem um telhado em amianto , que em dias quentes fica praticamente impossível ficar dentro dela. Fiz a lavagem de todo o telhado com uma lavadora de alta pressão e, ja começei a sentir a diferença na temperatura do ambiente interno. Entao depois de muita pesquisa na net fui até a uma de construção e comprei uma tinta Eco Termica de Sherwim Willians e começei a aplicar no telhado. A princípio estou satisfeito principalmente com o rendimento e com o baixo odor. Espero que ela não saia do telhado nos dias chuva. Gostaria de saber se eu deveria passar mais algum produto depois dessa pintura?
Obrigado

Cleber Piazza disse...

Não, não precisa aplicar mais nada.
Se você vez o devido uso do produto, ou seja, aplicou corretamente a tinta, além durar muito tempo esta pintura você vai sentir sim uma diferença térmica.
Não qual é a situação aí, mas o que ajudaria mesmo seria fazer um forro por baixo deste telhado.
Alguns materiais são melhores isoladores do que outros.

Nelson Gomes disse...

Cleber meu telhado veio pintado na cor bege de fábrica, quero pintar na mesma cor.Qual tinta e marca usar neste caso. Já limpei todas as telhas, obrigado e um grande abraço.

Anônimo disse...

Quero pintar o telhado da minha casa com a tinta acrilica branca Eco telha Metalatex da Sherwin Willian. A area de construcao total eh de 200 metros quadrados. Quantos galoes preciso comprar para tres demaos? Obrigada. Zilda

Cleber Piazza disse...

Olá Zilda, você vai precisar de aproximadamente duas latas de dezoito litros.

flavio soneghete disse...

Olá, bom dia, meu telhado tem a cor original do barro, porém as telhas estão feias e cheias de fungos, como devo proceder para pintar as telhas de Branco, é melhor retirar as telhas para lavar e pintar? Ou é melhor pintar com elas no lugar?

Cleber Piazza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cleber Piazza disse...

Olá Flavio, o melhor é retirar as telhas, descer, lavar, secar, pintar e depois volta-las para cima.
Gosto de fazer assim quando vou pintar por cima e por baixo da telha e não quero sujar a madeira de suporte do telhado nem pinta-lo da mesma cor do telhado.
Se seu telhado for muito grande ou tiver muita dificuldade de desmontar lave-as lá por cima mesmo e pinte-as lá em cima.

Schirley delfino disse...

ola estou com um problemao estalei telhas internit sem amianto,no começo maravilha mais agora so tem goteira ja se passou 1 ano se eu pintar sera que resolve?

Cleber Piazza disse...

Oi Schirley, se a goteira for por motivo de água infiltrado na telha, pintar com uma boa tinta e de forma adeguada, pode resolver sim.

123marciofla disse...

ola meu telhado e colonial e tem 100 metros quadrado e fica no segundo andar e dificil para lavar mas gostaria de pintar de bege como devo proceder, posso pintar sem lavar

Cleber Piazza disse...

Se as telhas estiverem limpas ou ao menos com o aspecto de limpas, não é o ideal, mas pode. É o plano C.

Luciene disse...

Boa noite Cléber.Gostaria de saber se aplicando um selador e depois aplicar a tinta acrílica se dá certo?

Cleber Piazza disse...

Boa noite Luciene, não é recomendado.
Se for aplicar tinta acrílica que seja de ótima qualidade e sem selador.

Unknown disse...

Olá Cleber, comprei a metalatex acrilica eco para telhados, mas ao pintar, a telha absorveu tudo e nem ficou marca de tinta. Qual tinta devo usar? Tem que ser esmaltada?

Obrigado

Cleber Piazza disse...

Tem alguma coisa errada aí, esta tinta é muito boa.
Estou aqui pensando que você comprou a tinta e diluiu muito, ficou muito rala, foi isso?
Se a telha estava crua, sem nenhum produto aplicado ao longo do tempo, você deve ter diluído muito esta tinta, a consequência foi a absorção, serviu para selar a telha.
Aplique mais duas ou três demãos, que é o normal, diluida com no maximo 25% de água.

Edna Leone disse...

Olá Cleber. Estou descendo as telhas plan para lavar e depois pintar. Posso lavar com compressor? Existe algum produto para isso? Melhor pintar do que resinar? Obrigada
Edna

Cleber Piazza disse...

Olá Edna, se a sujeira sair toda com o jato d'água tudo bem, se não, use palha de aço número 2 para esfregar e depois enxaguar.
Quanto pintar ou resinar depende do objetivo.
Se o telhado ficar visível, particularmente acho que pintado fica mais bonito.

Anônimo disse...

como lavar as telhas sem lavadora de pressao e que produto usar.obd.

Cleber Piazza disse...

As telhas estão no telhado ou você as desceu?

Alpinista cruz disse...

Olá
Eu estou a hidrogugar um telhado com 320 quadrados, já o lavei todo com a máquina de pressão e saiu muito musgo e muita sujeira mas ficou muita marca de sujidade nas telhas que não consegui remover, posso aplicar na mesma o hidrogugante ou preciso de passar outro produto ácido para tirar as marcas das telhas?
Obrigado

Cleber Piazza disse...

O ideal seria remover toda sujeira, certifique-se de tenha saido no mínimo de 90% da de toda sujeira. Se sim, hidrofugue. Se não, lave esfregando palha de aço número 2 enxágue e hidrofugue.

Anônimo disse...

Olá, bom dia.

Gostaria de saber se essas tintas térmicas são só externas ou se existe para lado interno das telhas de amianto. Ou se pode pintar só o lado interno ou vice versa, ou os dois lados tem que estar pintados para garantir a termica do ambiente ?

Cleber Piazza disse...

Olá, te aconselho a pintar somente o lado externo.
A tinta é para interno e externo.

Altamir Silva disse...

Olá Cleber... estou decidido a usar a Metalatex Eco Telha.. tenho um telhado de +/- 250m² de fibrocimento que foi pintado, há uns 2 anos, com a tinta Sol e Chuva da Coral (tinta meio emborrachada - em alguns pequenos pontos começam a descascar)... posso pintar por cima com a Eco Telha???

Cleber Piazza disse...

Sim pode. Se precisar lave antes de pintar.

Anônimo disse...

Cléber me tira uma dúvida: Meu objetivo e não ter um telhado sujo. É melhor resina ou tinta? Elas duas tem a mesma eficiência? Realizam a mesma função?

Cleber Piazza disse...

A resina talvez não deixe seu telhado tão bonito quanto a tinta, mas resiste mais tempo as intempéries.

Unknown disse...

com o que eu posso pintar minhas telhas por baixo,sao novas

Cleber Piazza disse...

Bom dia, como vai?
Aconselho a não pintar por baixo, mas se insistir, pode usar qualquer tinta.

Anônimo disse...

Cleber, boa tarde.
Gostaria de pintar meu telhado por baixo e também os ferros, tudo da mesma cor. O que vc me aconselha?

Cleber Piazza disse...

Qual é o material da telha?

Anônimo disse...

Bom dia Cléber . Estou com umas telhas galvanizadas um pouco ferrugem .Qual a tinta ideal que eu possa usar?. Muitos dizem que precisa colocar o primer para depois colocar esmalte. sintético. Aí o custo fica muito alto. Não teria uma única tinta para fazer este serviço? Agradeço. Mauro

Cleber Piazza disse...

Neste caso o melhor é você aplicar um bom primer antes para não se arrepender depois.

Unknown disse...

Tenho uma loja e o telhado e galvanizado , gostaria de saber se a pintura pela parte inferior da telha ja ajuda ou seria o ideal pintar acima da mesma

Cleber Piazza disse...

Se a questão for calor, a pintura deve ser por cima.

Estelita disse...

Oi Cléber. Comprei um apartamento que tem uma parte coberta no terraço com telhas de amianto, com uma camada de fibra prateada que reflete brilho, incomodando moradores de cima. Dá para retirar essa fibra e pintar com Metalatex eco telha térmica? E vai dar reflexo também?

Cleber Piazza disse...

Olá Estelita, não estou entendendo esta camada prateada, se for da própria telha você pode pintar por cima, se for uma manta asfáltica aluminizada, retire-a e pinte seu telhado.
A pintura na cor branco vai refletir os raios solares mas não o suficiente para incomodar.

Anônimo disse...

Oi Cleber estou precisando pintar um telhado galvanizado por baixo e gostaria de saber o melhor procedimento e tinta á ser realizada no trabalho .
Desde já agradeço

Cleber Piazza disse...

Fundo Wash primer, o acabamento poser esmalte sintético ou PU.

Thiago disse...

Ola Kleber, parabéns pelo conteúdo do site!

UMA DÚVIDA: Estou com 200 Telhas de barro usadas e quero pintá-las de branco. Além de usadas, no passado foi aplicado nestas telhas aquela manta adesiva. Seria possível remover esta manta adesiva e em seguida pintar as telhas de branco? Ou ainda seria possível aplicar a tinta branca nas telhas mesmo com resquício de manta adesiva? Em ambos os casos qual tinta branca você recomenda?

Cleber Piazza disse...

Olá Thiago, obrigado pelo comentário, acho difícil retirar toda sobra deste material, tente remover ao menos o mais grsso.
Você pode pintar sim, use a tinta branca para telha da Metalatex.

Kleber Sá disse...

Olá Cleber...Parabéns pelo site!
Pretendo usar suas dicas e pintar meu se 25m2 com tinta Metalatex Eco Telha Térmica...mas tenho uma dúvida: Posso aplicar essa mesma tinta nos rufos que tenho no telhado?

Eliab Talita disse...

Boa Tarde Gostaria de Saber se o esmalte Sintético é recomendado para pintar telhado ou se tem alguma restrição?..pois antes o meu telhado foi pintado com resina.

Manu Toniazzo disse...

Parabéns pelo conteúdo e pelas respostas esclarecedoras às perguntas! São de muita ajuda!

Unknown disse...

Cléber eu pintei a parte interna da telha com a tinta Pillar Acrílica Látex Branca (interior) e sobrou bastante para dar 3 mãos em cima! Posso usá-la sem preocupação?

Unknown disse...

Oi Cleber. Gostaria de passar uma resina no meu telhado para proteger de fungos e etc.. já lavei com máquina de pressão. Qual resina devo usar? Telhas de barro