As cores.

Como usar as cores das tintas.

Para combinar cores nos ambientes você precisa conhecer um pouco o círculo cromático e ter em mente que móveis e objetos de decoração também fazem parte do processo; mas como escolher entre tantas opções de cores de tintas disponíveis no mercado? E quais são os melhores tons para cada ambiente? Separamos algumas dicas e ferramentas para facilitar sua escolha, afinal uma nova pintura pode ser a solução ideal para repaginar a decoração da casa sem ter de fazer uma reformar ou trocar móveis; além de ser uma opção bastante econômica.

Classificação das cores no círculo cromático.


como usar as cores.

Cores primárias: 

São elas o azul, o amarelo e o vermelho; recebem esse nome pois dão origem as demais cores. Como na escolinha infantil, quando misturávamos cores de guache. Elas podem ser combinadas com tons neutros como o cinza, o branco, o preto, tons de madeira e marrom.

Vermelho e azul.

Cores Secundárias: 

Laranja, Verde e Roxo. São a mistura entre duas primárias (amarelo + vermelho = laranja, etc). Podem ser combinadas com cores terciárias, cores neutras ou combinadas tom sob tom.

Cor laranja energia.

Cores Terciárias:

São as cores obtidas da mistura entre duas cores secundárias, as variações de tons. Elas podem ser harmonizadas entre si, de maneira monocromática ou combinadas utilizando tríades.


Cores Análogas: 

São as cores próximas a uma cor no círculo cromático, por exemplo: As cores análogas do amarelo são o vermelho e o laranja; as cores análogas ao rosa são o vermelho e o roxo, etc. Essa harmonização resulta em combinações mais suaves.


Cores Complementares: 

Esse nome é dado a duas cores opostas dentro do círculo cromático: Vermelho e verde, Laranja e Azul, Amarelo e Roxo, etc. Essa combinação resulta em um máximo contraste entre cores, produzindo um efeito vivo e forte nos ambientes.

Parede cor vinho.

Cores Neutras: 

Essa harmonização é a grande preferência na hora da decoração, seja na escolha de cores de paredes ou de móveis. Isso justamente por possibilitar diferentes combinações de acessórios e objetos de diversas cores e nunca enjoar o morador de sua escolha. As cores neutras são o branco, o cinza, o preto, o bege e o marrom.

Cores neutras.

Monocromia: 

Consiste na escolha de diferentes tons de uma mesma cor. Por exemplo, o azul e suas variações do mais claro ao mais escuro. É outra técnica de harmonização de cores queridinha na decoração, pela sua facilidade de aplicação.

Cores de tinta.
Compartilhe.

Nenhum comentário :