Thinner.

Na difícil missão de tentar elucidar aqueles que não entendem nada ou quase nada sobre os thinners resolvi escrever esta matéria, com a ajuda de outras fontes claro.

A princípio quero lhes dizer que não é tarefa fácil ir orçar ou comprar uma tinta do tipo  PU, Duco, poliéster, Epóxi, Nitro e se deparar com nomenclaturas siglas e códigos, umidade relativa do ar, tempo muito frio ou muito quente, catalisadores, diluentes, retardadores, aceleradores, tudo isso para comprar uma tinta.

Thinner

Nos rótulos de tintas e folhetos de instruções de equipamentos de pintura importados , é grafada a palavra "Thinner" para se referir ao solvente indicado para a diluição das tintas e limpeza do material.

Thinner significa "solvente" em inglês e, portanto, pode ser qualquer tipo de solvente, até mesmo a água, dependendo do tipo da tinta em questão.

Por exemplo, thinner, significa "Solvente para Esmalte Sintético", ou seja, pode ser aguarrás ou terebentina, dependendo do fabricante.
Acrylic Paint Thinner, significa "Solvente para Tinta Acrílica", sendo este geralmente à base de álcool isopropílico e pode ser usada água como substituto.

Aqui no Brasil, a palavra "Thinner" costuma ser usada, erroneamente, para designar unicamente o solvente para tintas automotivas (Duco ou Sintética), como se Thinner fosse um TIPO de solvente, o que não é verdade (tecnicamente, o nome correto adotado pelas indústrias de tinta nacionais é "Redutor", o que pode ser observado em qualquer embalagem do produto).

Thinner
Dessa forma, devido à grafia "thinner" nos rótulos de produtos importados, muitos PINTORES costumam achar que o thinner para Duco pode ser usado para diluir qualquer tinta, o que não é verdade. O "Thinner" vendido nas lojas de tintas aqui no Brasil é indicado somente para as tintas automotivas.

Se você usa outro tipo de tinta:

Utilizar o thinner automotivo para diluição de suas tintas , inclusive sintéticas e acrílicas, isso é possível, O thinner não deve ser usado para a diluição da tinta que fica no vidro, pois este solvente costuma reagir com a resina das tintas, estragando-as (a tinta fica "coagulada", como leite talhado). Em todo caso, cada pintor é livre para fazer suas experiências e adotar a técnica que for do seu agrado ...Só que a maioria das tintas já chegam pronta para uso,
precisando apenas misturar o catalizador ....Solvente apenas para limpeza dos equipamentos!
Thinner
O Thinner  é um produto de alta eficiência indicado na diluição e na limpeza de fundos a base solvente na pintura imobiliária ou industrial. É um líquido límpido, incolor, de cheiro característico, inflamável, contendo uma composição de solventes oxigenados e aromáticos.
O Thinner de Limpeza é indicado exclusivamente para limpeza de máquinas, pistolas e ferramentas utilizadas na pintura.
O Thinner de Diluição é indicado para dissolução de seladoras para madeira, primer universal, esmaltes sintéticos e laca a base de nitrocelulose. Também pode ser utilizado na limpeza de pincéis, trinchas, pistolas e ferramentas utilizadas na pintura.

Thinner de Limpeza:
Solvente à base de uma mistura de hidrocarbonetos aromáticos, álcoois e ésteres, apresentando uma faixa de destilação entre 56°C a 114°C.

Thinner de Diluição:
Solvente à base de uma mistura de hidrocarbonetos aromáticos, álcoois, ésteres e glicóis, apresentando uma faixa de destilação entre 56 a 114 ºC.

Dicas de uso:
Manter o ambiente bem arejado durante o uso. Recomendamos usar luvas impermeáveis, óculos de proteção e máscara protetora, principalmente no caso de aplicação de produtos diluídos, a trincha ou pistola, no caso do Thinner de diluição. Durante o uso, não comer, beber ou fumar. Manter a embalagem bem fechada e fora do alcance de crianças e animais, longe de fontes de calor.
Em caso de contato com a pele e olhos, lavar com água potável corrente por 15 min; Em caso de inalação, afastar-se do local; Se ingerido não provocar vômito. Consulte um médico levando esta embalagem.
Thinner

Os fabricantes também não adotaram uma numeração padrão para facilitar a vida de quem trabalha com este produto.
A baixo segue uma lista de dois fabricantes de thinner, se fosse uma lista com todos os fabricantes, todas as embagens para o mesmo fim teria a numeração diferente.


Thinners e Diluentes:

Marca Farben:
Produtos utilizados na diluição de tintas, vernizes e fundos e limpeza de equipamentos de pintura.

- Diluente 1560: Diluente para Verniz Sintético.

- Thinner 1570: Indicado para limpeza leve, diluição de Primer NC e Sintético.

- Thinner 1580: Indicado para diluir Selador NC Fundo, Primer NC, Esmalte Sintético e limpeza.

- Thinner 1600: Indicado para diluir Primer NC, Selador NC, Verniz NC e Laca NC. Boa resistência ao branqueamento.


- Thinner 1605: Indicado para diluir Primer NC, Selador NC, Verniz NC, Laca NC e Tingidores mistos e betuminosos.

- Thinner 2000: Indicado para diluir Primer NC, Selador NC, Verniz NC, Laca NC. Ótima resistência ao branqueamento.

- Thinner 2400: Indicado para diluir Primer NC, Selador NC, Verniz NC, Laca NC. Excelente resistência ao branqueamento.

- Retardador: Para dias úmidos evita o branqueamento e melhora o brilho dos produtos NC.

Marca Sherwin-Williams:

DILUENTE REATIVO PARA PU – SW482

THINNER POLIÉSTER E PU 2K PARA ALTA TEMPERATURA 490

THINNER PARA LACA ACRÍLICA 450

RETARDADOR PARA LACA NITRO/ACRÍLICA 451

THINNER PARA ESMALTE PU FLEET COLOR 452

THINNER PARA POLIÉSTER E POLIURETANO 454

THINNER POLIÉSTER E PU BAIXA TEMPERATURA 470

THINNER 480

REDUTOR PARA SINTÉTICO 410

THINNER PARA LACA NITROCELULOSE 437

THINNER PARA RETOQUE ESFUMADO 446

Isso é só o começo.

Nenhum comentário :