Tinta emborrachada.

 

As tintas emborrachadas estão ai, muito marketing encima delas também, a primeira foi lançada  pela Anjo tintas, depois todo mundo foi atrás coral, suvinil, renner e outras.

Para que se forme um filme resistente é preciso aplicar pelo menos 3 demãos com no máximo 15% de aguá na diluição, o ideal mesmo é aplicar as ultimas demão sem diluir.

Não pense que esta tinta vai segurar as trincas como chega a dizer alguns rótulos, ela vai esconder pequenas fissuras, se estas fissuras evoluírem  para uma trinca maior não tem tinta que esconda, neste caso deve-se trabalhar as trincas antes de pintar.

Apesar de ser uma tinta mais cara que as demais e tendo menor rendimento vale apena pintar as paredes externas com ela.

Tinta emborrachada

Esta tinta foi desenvolvida para pintar  paredes externas, não que não sirva para usa-la internamente, é que para este fim existem tintas mais apropriadas.

Abaixo leia o que diz a Anjo sobre sua tinta emborrachada.

 Tinta emborrachada anjo

É um revestimento elástico com a propriedade de redução térmica e acústica do ambiente que está sob sua cobertura. Possui excelente aderência, resistência à alcalinidade, à ação da maresia, às intempéries e sua composição antimofo lhe confere superior durabilidade. Sua película elástica permite acompanhar a dilatação e retração conforme a variação da temperatura. Reduz calor e ruído.

Onde ou em que se aplica tinta emborrachada:


Indicada para pintura de paredes externas e internas e telhados com aderência direta em fibrocimento, barro, concreto, zinco, alumínio, galvanizado com a propriedade de redução térmica

e acústica do ambiente que está sob sua cobertura.

Preparação da superfície:


A superfície não deve apresentar partes soltas ou mal aderidas, deve estar lixada e limpa, seca, isenta de poeira e umidade, gordura ou graxa, sabão, pó, mofo, brilho ou caiação.

Superfícies com brilho devem ser lixadas antes e limpas para remover a poeira.

Telhados velhos devem ser lavados com uma solução aquosa de água sanitária na proporção de 1:1, utilizando uma escova de cerdas duras. Enxaguar com água corrente e deixar secar por 3 dias, com tempo seco/ensolarado. A superfície deve estar limpa, isenta de umidade, mofo e partículas soltas. Remova o pó com pano úmido.

Em telhados de zinco, alumínio e galvanizado velhos, que não apresentem nenhum ponto de oxidação, limpar e aplicar a Tinta Emborrachada. No caso de telhados de galvanizado com pontos de oxidação (lixar para remover) e após aplicar Fundo para Galvanizado e após a Tinta Emborrachada Anjo.

Em telhados de zinco, alumínio e galvanizado novos (sem oxidação), limpar e aplicar diretamente a Tinta Emborrachada Anjo.

Em telhados de barro e fibrocimento limpar bem antes com jato d’água tirando todo, a sujeira (limo, poeira, etc.).

Em materiais ferrosos deve-se aplicar antes o Fundo Laranja (cor Zarcão) Anjo.

Observações:



- Garantia quanto a aderência: para telhados novos 5 anos e para telhados antigos 3 anos, desde que tenham sido observados os procedimentos corretos de aplicação.

- Não pintar em dias chuvosos, temperaturas abaixo de 10ºC ou acima de 35ºC e umidade superior 80%.

- Até 30 dias pingos de chuva podem manchar pinturas recentes. Caso isso aconteça, lavar imediatamente com água em abundância sem esfregar.

- Após tratamento de fissuras e trincas, aplicar uma demão de Fundo Preparador de Paredes Anjo (ver diluição do produto) seguido de uma demão do Selador Acrílico

Pigmentado Anjo.

- Pode ocorrer desbotamento em algumas cores, dependendo da combinação de pigmentos utilizados, sendo que este não interfere na integridade do filme da tinta.

- A superfície pintada só poderá ser lavada (limpeza) após 30 dias da sua aplicação. Não limpar a pintura com pano seco, pois poderá ocorrer o polimento da superfície. Não pintar quadras poli esportivas. Não pintar telhados internamente. Não pintar pisos.

- Dependendo do tipo de substrato, métodos e técnicas de aplicação teremos diferentes rendimentos.

Atenção:


Não é recomendado o uso de qualquer produto sobre a Tinta Emborrachada.

Isolamento Térmico: conforme testes realizados na Universidade Federal de SC (UFSC), em telhas de galvaizado, onde foi comparado uma telha sem pintar e outra pintada com Tinta Emborrachada Branca, a redução térmica obtida durante o maior pico de temperatura do dia pode chegar a 3°C (dependendo da forma de aplicação, tipo de superfície, tipo de construção e ventilação do local).

Isolamento Acústico: o ensaio utilizado para medição do nível de pressão sonora teve como referência principal a norma ISO 140-18:2006. Pode-se notar que a redução do ruído na telha de ganvalizado que possuía pintura ficou na faixa de 4 a 5 dBA. Considerando que o ouvido humano tem sensibilidade de percepção de um dBA, então a redução obtida de 4 a 5 dBA é considerada boa e bem percebida.

Diluição:


Aplicar pura ou diluir até 10% com água potável (pincel/rolo). 

Pistola (para emborrachamento), puro. Quando a temperatura estiver alta, diluir 10% .

Dicas:


Isolamento Térmico: depende da forma de aplicação, tipo de superfície, tipo de construção e ventilação do local.

Isolamento Acústico: em telhados de alumínio e zinco, a Tinta Emborrachada reduziu, em média, 7,75 dB para uma pressão hidráulica de 0,5 Kgf/cm2 e 7,7 dB para uma pressão hidráulica de 0,3 kgf/cm2, ou seja, houve uma redução na intensidade do ruído de 250%. A cada 3 dB temos aproximadamente uma variação de 100% na intensidade do ruído.

Exemplo:



Intensidade de ruído antes da pintura do telhado: 87 dB 

Intensidade de ruído após pintura do telhado: 80 dB. 

Redução: 7 dB.

A informação contida acima indica que para cada 3 dB na intensidade de ruído, podemos ter uma variação de até 100%. Sendo assim; numa faixa de 84-87 dB a intensidade de ruído pode ser a mesma. Na variação de 250%: refere-se que na redução de 7dB do exemplo citado acima tem-se uma redução de 250% em relação a intensidade de ruído para cada 3 dB.

Secagem:


Toque: 20-30 minutos. 
Manuseio:3 horas. 
Final:12-18 horas.



Número de demãos:



Aplicar 2-3 demãos com intervalo de 3 a 4 horas a temperatura de 25ºC e umidade relativa do ar 60%.

Homogeneização:



Agitar bem o produto até sua homogeneização completa.

Rendimento médio teórico:



Pincel/Rolo (10% diluição) 30-45 m2/galão/demão

Pistola (airless para emborrachamento (sem diluição) 20 m2/galão/demão.

Cor/Acabamento:



Além das cores disponíveis no catálogo, está disponível também com mais de 800 cores no Universal Paint System Anjo.
Acetinado.

Um comentário: