Pintura laca ou laqueação em portas.

Laqueamento ou laca em portas ou qualquer peça de madeira.


Olá pessoal, nesta postagem vou explicar um pouco sobre pintura laca em madeira e mostrar para vocês alguns trabalhos que fiz com portas.

O que é laquear?


Laqueamento é o processo de envolver diferentes tipos de madeiras e seus derivados em varias camadas de produtos, tais como, fundos auto sólidos, tintas sintéticas, PU ou nitrocelulose, vários lixamentos e
polimentos, com a finalidade de fechar (laquear) os poros da madeira e dá um acabamento liso, fino e agradável a esta superfície, ou ao invés de liso, micro texturizado. Basicamente este é o processo e a finalidade.
Particularmente divido o processo laca e laqueação em dois processos diferentes, laca seria o processo descrito acima, já a laqueação consiste em envolver a madeira ou derivados em várias camadas de produtos, tais como, fundos comuns sintéticos, massa acrílica ou massa para madeira, tinta esmalte sintético ou até mesmo Pu, lixamentos e polimentos.

Mas então qual é a diferença entre ou dois processos?


O trabalho com laca é mais demorado, são muitos processos, a mão de obra é escassa, os produtos são bem mais caro, tudo isso faz com que o trabalho fique caro.
A peça em laca brilhante fica um espetáculo, chega ficar mais bonita que pintura em automóveis o toque é sedoso, padrão auto luxo.
A laca pode ser feita em alto brilho, acetinado e fosco, ou desta forma, brilho 10%, e variando até  100%.

O que chamo de  laqueação na verdade é uma pintura muito bem feita, um semi laqueamento, sendo ela feita no fosco ou acetinado, fica muito parecido com a laca fosca ou acetinado, desde que seja feito por profissional altamente qualificado, isso porque a intenção é deixar a laqueação parecida visualmente com a laca. Neste processo são menos etapas e por isso fica mais em conta.
Esta é a diferença entre as duas pinturas.

Somente a pintura nas portas, aplicando fundo e tinta, é o que fica mais barato, é um trabalho mais rápido, demanda sim habilidade do profissional, porem fica rústico, alguns preferem assim.

Quanto custa fazer laca, semi laqueamento e  pintura em portas?



Os preços também variam muito, até a data desta postagem, o preço médio para fazer pintura laca brilhante em um conjunto de porta, marco alisares ou guarnições,  fica entre 1400,00 e 2000,00, tudo pronto com o material do profissional.
O semi laqueamento fica entorno  de 800,00 tudo pronto com o material do profissional.( Fosco ou acetinado)
Este é um preço médio, pode ficar mais caro ou mais barato, depende da empresa ou pintor a ser contratado.

Trabalhamos com laqueamentos, texturas, marmorato ou qualquer outro tipo de pintura residencial e industrial em Belo Horizonte.
Orçamento sem compromisso.

Confira as algumas fotos de nassos trabalhos com pintura em portas no link abaixo: